10.5.15

Presidente da Câmara de São Pedro do Sul na peugada da Ministra das Finanças
COFRES CHEIOS 
Maria Albuquerque, actual Ministra da Finanças, anunciou há pouco tempo que os cofres da nação estavam cheios. Nada de surpreendente, até porque já todos havíamos dado conta disso. Houve quem dissesse que as declarações da Ministra significavam unicamente que havíamos passado do país "de tanga" para o país "da tanga". Pura maldade. Até porque a reviravolta nas contas nacionais é muito idêntica à das da Câmara de São Pedro do Sul.

Antes da tomada de posse em 2013, Vítor Figueiredo garantia que a dívida camarária era de trinta milhões de Euros. No final desse ano, anunciava que a dívida já era de vinte e sete milhões. Passados dois meses, o Vice-Presidente Pedro Mouro afirmava que já haviam sido recuperados três milhões de Euros. Os anúncios foram-se sucedendo em contínuo, ao ritmo de milhões. De tal forma que, no final de 2014, Pedro Mouro já garantia perante a Assembleia Municipal que a dívida camarária havia sido reduzida para nove milhões de Euros.

Este "número" foi anunciado mais uma vez na última Assembleia Municipal destinada à aprovação das contas de 2014. Uma redução vertiginosa de vinte e sete milhões de Euros para nove milhões de Euros, no espaço de um ano.

Tomando como base o primeiro ano, no final do mandato a dívida estará limpa na totalidade. Mais, mantendo o mesmo ritmo, a autarquia atingirá no final um superavit de quarenta e cinco milhões de Euros. 

Diria António Guterres:

...é só fazer as contas!