18.5.15

Aproximação das legislativas abre corrida aos lugares de "deputadas". Ester Vargas e Raquel Ferreira em boa posição
LAFÕES NO FEMININO 
É uma hipótese que ganha corpo na disputa por Viseu. As eleições legislativas aproximam-se e com elas a corrida aos lugares de deputado à Assembleia da República. Cada lista de candidatos é obrigada a integrar, em cada três elementos, uma mulher. Também existe o vice-versa, mas a história ensina que a problemática é sempre versa e nunca vice . No distrito de Viseu, os únicos partidos que tradicionalmente elegem três ou mais deputados são o PSD e o PS. São por isso os únicos partidos em que o "género" assume relevância.

Nas últimas legislativas, Ester Vargas foi uma dos dois elementos femininos eleitos na lista PSD. A ex-Presidente da Assembleia Municipal de São Pedro do Sul deverá manter o lugar elegível, sendo  pouco provável o seu regresso à escola secundária de São Pedro do Sul. O mais provável é que continue a representar a região de Lafões na lista do PSD por Viseu.

A solução do PS distrital poderá ser idêntica. O preenchimento da quota feminina poderá coincidir com a representação da região de Lafões. Raquel Ferreira foi vereadora da Câmara Municipal de Vouzela e é diretora da escola secundária deste concelho. Figura incontornável do PS local, é figura consensual dentro da estrutura socialista. Ambas as soluções apresentam, no mínimo, uma vantagem acrescida nas respetivas listas. Preenchem a quota feminina e, simultaneamente, a quota de Lafões. Uma espécie de dois em um. 

Melhor dito, de uma... em cada três!