20.5.15

Aposta eleitoral da Câmara sampedrense centrada em quatro freguesias
O PREÇO CERTO!
Carvalhais, Santa Cruz da Trapa, Sul e Serrazes representam mais de metade do eleitorado não urbano do concelho de São Pedro do Sul. Tendo como "praça forte" a União de Freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões, o executivo socialista definiu como prioridade eleitoral o reforço de votação nas quatro freguesias mais populosas, situadas fora da área urbana.

O facto de as três primeiras estarem entregues a Presidentes de Junta PSD representa um desafio, mas não um obstáculo. Nas últimas autárquicas, com a excepção de Carvalhais, a votação do PS para a câmara, foi aí superior à do PSD. Para manter e reforçar o número de votos, Vítor Figueiredo vai aplicando a receita adequada: privilegiar o investimento nessas freguesias e "amaciar" os respectivos presidentes. Os contratos generosos de obras de milhões celebrados com essas Juntas PSD, a pretexto da transferência da água, faz parte do plano, sendo a prova provada de que em política tudo tem um certo preço. Ainda que algumas juntas socialistas tenham protestado, por entenderem que não é o preço certo.

Das restante freguesias, Valadares faz parte do rol do esquecimento. Manhouce, Pindelo, Pinho, Vila Maior e Figueiredo de Alva estão naturalmente conquistadas. As restantes, acabam por não ter expressão eleitoral determinante. E assim sendo, a tarefa está facilitada para o que resta do mandato. As recentes conquistas no reduto do adversário, aliadas à passividade estratégica do PSD, está a entusiasmar a "entourage" do Presidente. A dois anos das eleições, há mesmo alguma euforia nas hostes da maioria, onde já ecoa a antiga  máxima dos adeptos portistas:

...até os comemos!